segunda-feira, 11 de abril de 2016

Os Músicos de Rock Mais Subestimados da História: Mel Collins

Ás vezes me pergunto o que leva um projeto de banda ou músicos que tiveram uma projeção inicial lá nos longínquos anos 70 (século XX) ter ficado à margem história.

Músicos de quando ainda éramos jovens, ouvíamos e eram a sensação do momento em sua época mas sumiram e deixaram rastros de fãs que se negam a acreditar nisto e conquistam cada dia mais espaço para os seus ídolos.
Estas histórias nos dias do advento da web (final dos 90) desencadearam uma retomada artística de diversos músicos ao redor do mundo, inclusive com turnês que se não lotaram estádios, criaram um movimento de "revival" enorme em bares maiores, pubs e médias casas de show do país e principalmente fora.
Aqui relaciono alguns nomes que vários da geração Z talvez nem tenham ouvido falar e outros desta mesma geração que os conheceram via parentes e amigos, na maioria aqueles tiozões que como eu ainda são fascinados pela sonoridade de uma boa velharia sonora feita de stacks de marshalls, pedais wha wha's, MiniMoogs, baterias Ludwig e guitarras vintage.



Melvyn Desmond "Mel" Collins ( 5 de Setembro de 1947, Isle of Man - Grã Bretanha)




Muitos conhecem saxofonistas de rock famosos com Bob Keys (The Rolling Stones) e Clarence Clemons (E-Street Band, Bruce Springsteen), mas existem saxofonistas do rock que foram excluídos do Olimpo dos grandes instrumentistas de rock e que continuam até hoje aumentando sua fama pelo mundo. Um destes é o saxofoniste e flautista Mel Collins. Tendo iniciado no mundo do prog rock nos anos 60/70 ao lado de King Crimson e Chris Squire (Yes), Collins não só colaborou com monstros sagrados do rock progressivo mas também do rock e do R&B Inglês como Eric Clapton, Bad Company, Humpble Pie, The Allan Parsons Project, Roger Waters entre muito outros.
No album Islands de 1971 e em substituição ao saxofonista Ian McDonald Mel Collins, aqui um banho de estilo erudito na canção "Formentera Lady":



Mais a frente um da suas gravações memoráveis que mostram sua versatilidade como músico no universo rock está no album "Street Rats" do Humble Pie em 1975:




Bom, não preciso falar que este próximo hit é do album Some Girls dos The Rolling Stones e talvez um dos hinos memoráveis desta banda:



No album Alchemy Live do Dire Straits em participa na maioria das faixas gravadas ao vivo:



Em 2014 Mel Collins volta aos palcos com o velho comparsa de King Crimson, Robert Fripp no projeto "A Scacity Of Miracles", aqui só para sentir a passagem de som dos músicos: