sexta-feira, 26 de março de 2010

O Estranho Mundo da Música Instrumental Londrinense - Part I



Eduardo Batistela poderia hoje ser com a maior tranquilidade músico acompanhante de estrelas da música internacional. Acompanhando os rastros dos músicos Londrinenses na década de oitenta fez história em bares como o Clube da Esquina e o Valentino(conforme a foto acima acompanhando a baixista paulistana Miriam Vargas).Colaborou com o "bussiness sertanejo" todo o tipo de duplas possíveis e imaginavéis(Teodoro e Sampaio foi uma delas).Em seu lado rock podemos vê-lo acompanhando a intrigada malha sonora da Patife Band de Paulinho Barnabé e a MPB de vanguarda de astros como Arrigo Barnabé, Rita Ribeiro e de vários astros locais como Bernardo Pellegrini & Bando do Cão Sem Dono e todas as bandas que animavam a noite Londrinense como a banda Matéria Prima, Beco,Banda Azul.
Mas é no seu lado instrumental que ele atingiu o apice de sua forma. Gênio incoteste e "bipolar"(como ele mesmo autodenomina suas indas e vindas,sumiços e conversões cristãs), Edu passou a ser reverênciado pela extrema técnica de suas baquetas e por uma performance arrasadora tanto ao vivo como em gravações.
A composição dele DNA em parceria com o compositor contemporâneo e guitarrista de free jazz Guto Caminhoto é um grande recital de bateria, acompanhado dos samplers de uma sonoridade orgânica impar, onde Guto consegue capturar na essência a mente percussiva de Edu, com doses de contemporaneidade musical oriundas de suas experiências com o Free Jazz, o Fusion e a música eletro-acústica. Ou seja, a dissipação do neurônio acumulado...

D.N.A. - Eduardo Batistela e Guto Caminhoto






Continuando este estranho mundo, este é o tipo de música em Londrina que há época apenas um pequeno e seleto segmento apreciava, principalmente na década de 80 quando o Essência, grupo instrumental formado pelos mesmos Eduardo Batistela e Guto Caminhoto junto a Victor Lazzarini e Wagner Nogueira levantavam fumaça de seus amplificadores.
Talvez este seja o único registro em Audio deste grupo disponível na internet, gravado em 1986 no Teatro Filadélfia.

O Retorno Espiral - Essência