quinta-feira, 6 de março de 2008

Primo de Ouro..Oito anos e passou no Vestibular heheh..


Gente..este é o meu primo João Victor, Filho da Maristela, que por sua vez é filha do meu tio João que é irmão da minha falecida mãe...o moloque não é fraco não...
Leiam...
Após conseguir aprovação no vestibular para a Faculdade de Direito na Unip (Universidade Paulista), o estudante do ensino fundamental João Victor Portellinha de Oliveira, 8, encontrou sua primeira dificuldade como calouro. Acompanhado pelo pai, William Ribeiro, ele foi barrado pela segurança do prédio da faculdade, em Goiânia, ao se apresentar para assistir às aulas pela manhã.
DÁ - LHE PRIMÃO HEHEH...
João Víctor, de oito anos, foi aprovado para direito em faculdade de Goiânia
OAB PEDE INTERVENÇÃO NO CASO"Fiquei decepcionado, mas acredito que tenha sido apenas um problema de falta de comunicação. Agora, estou tentando agendar uma reunião com o responsável pela faculdade para tratar do assunto", disse William.Ele informou que as aulas do curso de direito já começaram e que hoje seria o primeiro dia de João Victor. "Chegamos ao prédio da faculdade por volta das 7h, horário que os responsáveis ainda não estavam. Apareceram somente os seguranças que, talvez por desconhecimento da história, impediram que ele entrasse no prédio. Espero resolver o problema ainda hoje à tarde", disse.A mãe de João Victor, a arquiteta Maristela Portelinha, informou que o filho ficou chateado com a situação. E ela também. "Acho que poderiam ter tido um pouco mais de consideração. Se não queriam deixar que ele assistisse à aula, pelo menos que tivessem a gentileza de convidá-lo para conhecer as dependências da faculdade. Poderia ser menos drástico", disse.Na noite de ontem, a direção da Unip voltou a se pronunciar por meio de nota à imprensa e informou que o valor referente ao pagamento da matrícula (R$ 516,00) já está disponível para ser devolvido à família. "Quando soube disso, o João Victor ficou chateado. Ele me disse que não queria o dinheiro. Queria era estudar", conta Maristela.Ela informou também que, apesar da intransigência da instituição, refletiu melhor sobre a possibilidade de recorrer à Justiça. "Incialmente, não estamos mais cogitando radicalizar. Queremos resolver o problema por meio do diálogo. E vamos conversar muito com ele para evitar que seja ainda mais exposto e prejudicado com toda essa situação que se formou em torno do assunto". Além da aprovação surpreendente, o currículo escolar de João Victor é motivo de orgulho para a família. Ele começou a estudar com dois anos, em Campo Grande-MS, onde a família morava. A mudança para Goiânia se deu há cinco anos.Quando completou cinco anos, a mãe quis matriculá-lo na escola Imaculada Conceição, onde estuda até hoje. "Como ele só tinha cinco anos, não queriam matriculá-lo no primeiro ano. Só depois de muita insistência e após ter feito uma prova é que o aceitaram na escola", conta.

“OS DETERMINANTES DO ACESSO A PORTAIS DE CONTEÚDO DA INTERNET:UMA TAXONOMIA PARA AS MOTIVAÇÕES NA WEB”de Cristiano de Oliveira Maciel e Olga M.C.P. (

Por Kadu Guariente

É louvável o fato de já termos no Brasil, pesquisas sobre a internet já que desde sempre o nosso país sofre com a tão costumeira síndrome do “só vou provar depois que o outro exprimentar”ou “se funcionar lá fora, aqui também funcionará”.É ai que ocorrem os grandes erros de visão de muitos negócios, que no exterior são completos fracassos e aqui poderiam ser “sucesso”.Digo poderiam por quê afinal,depois de anos injeção de capital estrangeiro no Brasil , do surgimento do Marketing na década de 50 e seu desenvolvimento é que vemos uma pesquisa fazer papel de vanguarda,ou seja, estar a frente estudando o que os internautas brasileiros gostam(entretenimento,cultura,informação),quais são as suas preferências com relação ao sites da web(layout,espaço virtual,e-mail,conteúdo..) e a definição física dos grupos por taxonomia,quais sejam:jovens hedonistas,descomprometidos e intelectuais.
A análise feita através dos portais de conteúdo,embasados em evidências empíricas das variáveis de comportamento do internauta ,demonstram o crescimento dos provedores de serviço de conteúdo na internet e do potencial de compra do internauta.O texto segue com clareza expondo os percentuais dos dados pesquisados em variáveis como:idade,classe social e estado civil, chegando a conclusão que renda e educação são variáveis relevantes a serem consideradas,a cor do site na relação entre internauta e websites e a busca de identidade através de sites pessoais na web, estratégias de auto-representação através de símbolos,sinais e objetos. Tudo isto em uma sequência de consultas a autores estrangeiros citados no texto.
Visando encorajar os meios de pesquisa acadêmicos, é importante frisar a importância da visualização de um texto como este em meio ao mercado da web(ponto.com).A visão dos dois principais construtos e o trabalho analítico do consumidor hedonista,visam suas motivações com a satisfação de prazeres imediatistas tornando-se ao meu ver, um foco para decisões diretas de Marketing agressivo bem direcionado na internet.Dado os atributos que compõe parte do texto analisado, a definição do consumidor enquanto “ conjunto de modelo de decisões”e aplicação da heurística nestes casos, vislumbram um modelo teórico de rara apreciação.A escolha dos atributos que exercem maior influência no meio dos consumidores(salientes,importantes e determinantes/tributos comparáveis e eriquecidos) e suas variantes através dos teóricos citados(extrínsecos e intrínsecos/ tangibilidade e intangibilidade), levam a inclusão de um modelo multidimensional na qual “cada medida extraí diferentes dimensões da importância dos atributos”, sugerindo então uma melhor adequação em função dos diferentes objetivos de pesquisa.
A taxonomia ou classificação empírica sugerida pelos autores do texto,propõe uma metodologia com uma pesquisa quantitativa de caráter exploratório, para os consumidores da internet.Na mesma pesquisa os autores usaram três cursos de graduação e pós-graduação em caráter de conveniência, feita em 13 entrevistas e que envolveram 14 variáveis sócio-demográficas e comportamentais ,mais 70 questões atitudenais.O texto é complementado, pormenorizando os detalhes da pesquisa em figuras de fluxogramas, que vieram a criar a perfilação dos grupos e a proposta de taxonomia. A avaliação das escalas de mensuração partindo de pressupostos técnicos como o coeficiente alfa de Croenbach e análise fatorial é que vieram a definir os conceitos já expostos no inicio, sobre a web e os consumidores que se relacionam com ela. Seguindo o texto, extremamente técnico já nesta altura, inicia-se o procedimento para o desenvolvimento da taxonomia.Segue-se mais uma seqüência técnica de elementos utilizados para atingir os resultados que se propõe:O Perfil dos grupos de taxonomia.Segue-se então a pormenorização dos grupos envolvidos em texto como citado no inicio da resenha, só que agora de um modo estrutural e técnico de avaliação. O texto em suas conclusões finais, cita a não generalização dos achados empíricos, pois ressalta o seu caráter exploratório e focaliza as descobertas de que os Hedonistas são os que menos compram na internet(pois dão mais valor ao e-mail que as sites de compra),mostrando os descomprometidos com uma média atuação no quesito entretenimento,mas com mais alto interesse em compras na web que os hedonistas.Já os Intelectuais, tem alta busca por informação e cultura na internet, dando importância ao Layout,e-mail e conteúdo dos sites. Por isso a riqueza de informações que o texto se propõe, constitui-se numa análise rica e que conclui ser este mercado “altamente homogêneo”,como no caso dos estudantes pesquisados e suas variáveis.
Complementando a resenha do referido texto, importante frisar que em se tratando de metodologia aplicada,suas referências bastante avançadas vêm argumentar de sobremaneira as conclusões e reafirmar que, enquanto nós aqui começamos a engatinhar nesta área de pesquisa de mercado, precisamos mais nos focar no aspecto do mercado de tecnologias, pois o alvo dos mercados mundiais cada dia aponta para novos produtos vindo das fontes de TI (tecnologia de informação), bem como do desenvolvimento de novas ferramentas em hardware e software, que cada vez mais criarão sub-mercados para cada nova necessidade tecnológica criada.Comparativamente à década de 70 e 80(pré-internet),não se havia citações de formatos para consumo,como sejam pacotes diferenciados para os produtos alimentícios e eletroeletrônicos, que hoje cada vez mais compactos,conseguem reunir tanto facilidade de acionamento para o audio,video e seus congêneres, quanto o acúmulo de informações para a tecnologia, como variações para os comodities da área de nutrição(aditivos de vitaminas em farinhas,tecnologia para laticínios e produtos derivados de soja,carne entre outros..).Tudo isso ao mesmo tempo vem da perspectiva do entendimento da cabeça do consumidor.Nisto a pesquisa de mercado é e será importante ferramenta de entendimento das vontades do ser humano.Quanto mais rápido as tecnologias avançam, mais rápido deverá existir novos meios de criar planejamentos estratégicos,mais rápidas ações e mais rápidas noções de estruturação da mente consumidora, perante a pesquisa mercadológica.