quinta-feira, 15 de maio de 2008

E o Que será dos Portelinhas?

Bom esta foto é provalvelmente um dos últimos registros de uma família que teve quinze filhos e inúmeros netos e bisnetos.Sim a familia Portelinha(não a Portelinha da novela, que acho sinceramente:a Globo está nos devendo os "Royalties" da audiência)
O senhor e a senhora a esquerda, são respectivamente João Martins Portelinha(o avó daquele menino de 10 anos de Goiás que fez o vestibular para direito e passou lembram? o João Vitor?) e Claudia Francisca Martins Portelinha Schuengber. Sim meus tios.
Desta enorme familia restaram eles dois, mais os Tios Alexandre e Ildefonso.Ou seja, de quinze filhos do Seu Manoel e da Dona Amábile restaram estes quatro .
Provavelmente vocês não vê-los em dicionários ou sendo reverenciados pelos seus feitos. Eles não teriam talento para isso. Estes mineiros de Itamogi-Mg nasceram para serem pioneiros.
Chegaram no norte do Paraná no inicio da década de quarenta. Dos vivos, Tio João trabalhou para o Matarazzo(sim eles também têm decendência italiana:"Sannazaro" para ser mais exato), Tia Claudia cuidava da chácara da familia em Rolândia e se tornou um grande historiadora, Tio Alexandre teve o feito de jogar no "glorioso" Nacional Esporte Clube de Rolândia e o Tio Ildefonso foi prefeito do municipio de Lobato-Pr.
Mas a grande herança estava no comércio, que aprenderam desde de cedo com a Dona Amábile, ávida comerciante de tecidos da época, foi a fundadora no distrito de Tupinambá(municipio de Astroga-Pr) da "Lojas Tupinambá".Os primos do meu avô Manoel fundaram as "Casas Portelinha". Quem viveu no oeste, sudoeste e centro oeste do Paraná devem se lembrar destes nomes ou até mesmo da "Super Lojas Itapõa"(sim, eram da mesma familia).
Pois bem os dois rapazes(o acima e o abaixo), respectivamente o Jorge Oscar(Engenheiro da Sanepar em Foz de Iguaçu) e o Marcelo(gerente em Camburiú-sc)são filhos da Tia Nenê (Fatima) já falecidas como a minha mãe e as demais tias e tios.
Cheguei até a um dia a pesquisar o paradeiro do ramo português dos Portelinha.Encontrei uma enfermeira de Coimbra, um tal de Manoel(obviamente um nome popular naquela terra) e um músico chamado Nelson .Mais nada.
As vezes chega a dar um sentimento que o sobrenome Portelinha já está com os dias contados neste mundo.

Ora, quando você vê que o seu avô materno é nome de rua, a sua mãe é nome de escola estadual o que você quer que eu pense?