quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Art Blackey:O Mensageiro do Jazz


Falar de Art Blackey para min é tarefa fácil:foi mais ou menos aos 10 anos de idade que ouvi histórias sobre ele, Buddy Rich e Gene Krupa através de um amigo de meu pai, o Antonio Victor de Maringá que fora músico profissional na década de 60.

Blackey para min foi o para o Jazz o que Ian Paice do Deep Purple foi para o Hard Rock, o mais pesado, o mais técnico o tipo de baterista com ímpeto e poder de chamar a atenção para o fundo do palco ou melhor para a frente do palco.

Dizer que o mesmo abriu a porta para músicos como Benny Golson,Winton Marsalis,MCoy Tyner no seu Jazz Mensagers é dizer pouco de Blackey, os novos músicos iam atrás dele por que el foi um ícone não só do Jazz, mas um ícone da sua raça.É como Magic Johnson no basquete ou Martin Luther King na política.

Temas como Moanin, Drum Thunder Suite e Cafe são representações não somente clássicas do estilo Hard Bop(que ele mesmo criou), mas inspiram tanto, que você como baterista depois de ouví-las será chutado de todas as bandas e artistas que aparecerem...e sabe por quê?...por que depois de ouvir Art Blackey você irá almejar ser o centro das atenções...