sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Número Três:Street Rats-Humble Pie


Sabe aqueles discos que você encontra em alguma cidadezinha de interior, empoeirado lá no canto da estante quase amarelado pelo tempo? Pois é, este disco talvez seja o maior achado que se encaixa neste caso.A época quase nenhuma informação tinha a respeito do Humble Pie, a não ser que era a ex-banda do Pop star na época(estou falando dos anos 80 quando comprei o referido vinil) Peter Frampton.Veja bem:um album até certo ponto obscuro, mas que canções dos Beatles revisadas por este maluco cantor chamado Steve Marriot e que além de grande cantor de Blues/rock n roll, um estupendo guitarrista com um senso melódico além da conta.A gravação perfeita,som de bateria e baixo cristalino e crú, poucos overdubs(nada além de algumas guitarras).Tudo sujo e direto, blueseira casca grossa bem tipica dos roqueiros dos anos setenta:a faixa título é um exemplo disso.A sequência com Rock n Roll Music de Chuck Berry é de matar com seu groove pesado e solo de guitarra bem à carater.Road Hog é tipica da vivência de Marriot com o som Americano da época:violões folk,pitada country/funk e vocal alá Cocker/Joplin e seus inconfundíveis vocais blueseiros e fecham o lado A com Rain dos Beatles.Só o solo de guitarra e o coral gospel atrás desta versão justificam dizer que o Steve conseguiu fazer da música dos cabeludos de liverpool o que Bob Dylan fez com The House of Rising Sun de Dave Van Ronk:Torná-la inesquecível.
O Lado B começa suingado com There Is... e um ótimo naipe de Horns feito pelo músico de estúdio Mel Collins(Sax Tenor e Barítono) acompanhando a canção,Mel à época era daqueles top musicians que entre outros gravou para o Uriah Heep,Stones e Black Sabbath no album Never Say Die(o último com Ozzy nos vocais).Let Me Be Your Love Maker,reacendo o espírito revisionista com Marriot cantando ala Howlin Wolf,a bateria de Jerry Shirley fica na cara do gol junto dos riffs de Marriot parecendo conduzir um Trem cheio e vagaroso.Drive My Car(outra clássica de Lennon/MacCartney) emociona pela intencidade Blueseira e por transformá-la em um Country Waltz.Queens and Nums parece um Lou Reed londrino cantando as agruras dos tipos locais.Creio que depois deste albúm, nada mais que o Humble Pie fizesse seria o mesmo.Tanto é que só dez anos depois deste album (1975)veriamos o HP nos palcos novamente com o singelo nome de "Pocket Of Three".