sábado, 1 de maio de 2010

Um Convite do Percussionista Pedro Sá



Caros,




Convido a todos para o Recital Homenagem a Luiz D'Anunciação que eu, Pedro Sá, Janaína Sá e Pedro Moita apresentaremos no Salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, Av. Pasteur, 250, 2º andar, no dia 24 de maio próximo, às 19 horas, com Entrada Franca! Essa série tem a curadoria do Professor da Escola de Música da UFRJ, Luiz Senise.


Luiz D’Anunciação (1926) é decano da percussão no Brasil e responsável por gerações de percussionistas que atuam nas mais diversas orquestras sinfônicas e universidades em nosso país e no exterior. Com Celso Woltzenlogel criou o Duo Instrumentalis e com Sonia Maria Vieria o Duo Percussão de Câmara. É autor do trabalho Os Instrumentos Típicos Brasileiros na Obra de Villa-Lobos, publicado pela Academia Brasileira de Música, e tem mais de 22 títulos publicados sobre o aprendizado da percussão no Brasil.


Pouco se conhece acerca de sua obra solo e camerística para percussão. Pedro Sá, Professor de Percussão da Escola de Música da UFRJ e 1º Timpanista da Orquestra Petrobrás Sinfônica é seu discípulo há 25 anos e organiza este recital convidando dois destacados nomes de sua atual geração de alunos: Janaína Sá e Pedro Moita. O objetivo é apresentar ao público algumas composições de D’Anunciação, tanto para instrumentos brasileiros como tamborim de samba e pandeiro estilo brasileiro, bem como para tímpanos, vibrafone e marimba, esses últimos ainda praticamente desconhecidos em nosso país.


PROGRAMA


Pequena Suíte para Vibrafone (1995-96)


Motivos Nordestinos (Suíte) (1975)


I. Cantiga de Violeiro


Um Choro para Radamés (1996)


Solo nº 5 para Triângulo, Pratos a dois e Prato suspenso (2007), dedicado a Pedro Moita


Divertimento para Tom-tons (1986)


Divertimento para Pandeiro estilo brasileiro (1992)


Duo Pandeiro estilo brasileiro e Xilofone (2007), dedicado a Pedro Sá


Suíte Sequencias – Samba se Escreve (1982)


Trio de Percussão: Pedro Sá, Janaína Sá e Pedro Moita


Abraços,


Pedro Sá


Professor de Percussão, Escola de Música da UFRJ,


1º Timpanista e chefe do naipe de Percussão da Orquestra Petrobrás Sinfônica.