Ás vezes me pergunto o que leva um projeto de banda ou músicos que tiveram uma projeção inicial lá nos longínquos anos 70 (século XX) ter ficado à margem história.
Músicos de quando ainda éramos jovens, ouvíamos e eram a sensação do momento em sua época mas sumiram e deixaram rastros de fãs que se negam a acreditar nisto e conquistam cada dia mais espaço para os seus ídolos.
Estas histórias nos dias do advento da web (final dos 90) desencadearam uma retomada artística de diversos músicos ao redor do mundo, inclusive com turnês que se não lotaram estádios, criaram um movimento de "revival" enorme em bares maiores, pubs e médias casas de show do país e principalmente fora.
Aqui relaciono alguns nomes que vários da geração Z talvez nem tenham ouvido falar e outros desta mesma geração que os conheceram via parentes e amigos, na maioria aqueles tiozões que como eu ainda são fascinados pela sonoridade de uma boa velharia sonora feita de stacks de marshalls, pedais wha wha's, MiniMoogs, baterias Ludwig e guitarras vintage.
Alistair Macdonald "Zal" Cleminson (Glasgow - Escócia 4 de Maio de 1949)
Quem é este arlequim com guitarras firebird e SG da Gibson tocando como um maníaco atras de rocks memoráveis do saudoso Alex Harvey, de canções inúmeras do Nazareth e até mesmo de Bonnie Tyler? Quem foi este guitarrista que apavorou caras como Pete Towshend, Eric Clapton e Jimmy Page?.
Esta é a história que iremos aqui contar.
Muito antes de existir Kiss, Alice Cooper, Twisted Sisters este guitarrista já estava fazendo fama nos palcos do reino unido. Foi na banda escocesa Tear Gas (que acabou sendo a base da banda The Sensational Alex Harvey Band) que este escocês de cabelo ruim começou no mundo do rock. Não só as performances de Zal ao vivo, mas a qualidade técnica de guitarrista que o fizeram conhecido e admirado e portando óbvio que ao fim da Alex Harvey Band ele automaticamente foi convidado a entrar na banda mais famosa da Escócia na época: tratava-se da Banda Nazareth. Mas vamos por partes.
Aqui abaixo, temos com o Tear Gas um pouca da energia de Zal em inicio dos 70:
Com a gravação do álbum Next (1973) o rock inglês ficou embasbacado com a capacidade criativa do Escoceses em especial ao roqueiro Alex Harvey, que já era considerado um veterano pois sua carreira era pré Beatles e The Rolling Stones, considerado o Tommy Steele Escocês. Para vocês entenderem o que significa Tommy Steele para o rock inglês aqui vai:
E este era Alex Harvey à época:
Agora o que aconteceu com o The Sensational Alex Harvey Band foi algo além das expectativas do rock britânico, assistam:
E o Guitarrista catalisador desta loucura toda era o próprio Zal Cleminson
Este guitarrista. o Zal Cleminson não foi popular, sempre se considerou um "side-man" de outros artistas como Elkie Brooks:
Mas foi com os Escoceses de Dunnfermile é que Zal consquistou uma reputação mundial: